R.A e Redução de estômago

 

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Hoje eu estou com 74 dias pós bariátrica fui para o centro cirúrgico com 116 kg, agora estou com 98 kg, feliz da vida por ter saído dos três dígitos, esta sensação só a conhece quem foi obeso a vida toda ou quem adquiriu a obesidade com o passar dos anos, poxa lutar contra a balança não é fácil, lutar contra as suas angústias e amarguras pior ainda, a ansiedade sempre foi a minha pior inimiga, sei bem que nasci obesa, mas com 21 anos comecei a engordar além da conta, cheguei a pesar 135 kg em 2008, poxa esta época foi mega complicada, eu tinha vergonha de sair, tirar fotos nem pensar, descobri que estava com hipotiroidismo, comecei o tratamento imediatamente, e busquei viver hábitos mais saudáveis.

 

Em 2011 eu já estava pesando 127 kg, foi aí que conheci a R.A (reeducação alimentar) e aprendi muito, foi excelente para a vida pós bariátrica, não senti falta nenhuma de guloseimas depois da cirurgia, muito pelo contrário estou muito feliz com a nova dieta.

 

R.A para mim é o primeiro passo para quem está em busca de eliminar uns quilinhos a mais, para aqueles que querem ter uma vida mais saudável e principalmente para aqueles que querem fazer a redução de estômago, pois a mudança alimentar é muito radical depois da cirurgia e com a reeducação não sentimos estas mudanças.

 

O primeiro passo para o R.A é que devemos fazer as refeições a cada 3 horas, para manter o metabolismo acelerado, e se manter saciado. Então, não pule o café da manhã, não troque refeições por guloseimas, muito menos pastel. Se alimentar a cada 3 horas e fazer o consumo de alimentos saudáveis é uma das partes mais importantes na busca de um corpo bonito. A alimentação deve ter quantidades corretas de carboidratos, proteínas, gorduras, vitaminas, minerais e fibras. Exite uma enorme quantidade de minerais e vitaminas, e para suprir essas necessidades nutricionais de micronutrientes, devemos ter uma alimentação bem colorida, isso mesmo. Então opte sempre por cenoura, beterraba, couve, alface, tomate, rúcula, pepino, chuchu, couve-flor, brócolis, alem de frutas como abacaxi, morango, banana, manga , mamão, etc. Quanto mais hortaliças e frutas tiver na sua alimentação, mais você garante que suas necessidades estão sendo supridas em relação à vitaminas e minerais. Sempre de preferencia aos alimentos integrais que tem índice glicêmico baixo. O ideal seria procurar um nutricionista, é um investimento que vale a pena, se seguido corretamente. Ele vai criar todo um cardápio adaptado aos seus horários, objetivos e poder aquisitivo. NADA de seguir dietas malucas encontradas pela internet ou por amigos, devemos saber, cada pessoa tem um organismo diferente, sendo assim, reagem de forma diferente, o que serve pra um pode não servir pra você sem contar que as dietas encontradas na internet nunca alcançam um valor nutricional adequado. Em relação a atividade física, entre numa boa academia, e realize os exercícios sempre na supervisão de um profissional da área de Educação Física. NUNCA tome suplementos alimentares de prescrição médica ou de um nutricionista, lembre-se professores de Ed. física não podem prescrever suplementos.

 

E para aqueles que fizeram a redução de estômago é muito importante seguir as orientações do nutricionista e do seu cirurgião, tomar as vitaminas necessárias, como o Centrum e o Complexo B com vitamina B12, fazer atividade física e ter a consciência que a dieta alimentar deve ser seguida a risca pela o resto da vida!

 

Tatiana Sampaio

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